Por conta do coronavírus mudanças nas rotinas e novos hábitos tem sido constantes. Trabalhar em casa é uma solução encontrada pelas empresas para proteger seus funcionários e respeitar o isolamento social.
Para te ajudar nesse processo de adaptação, reunimos algumas dicas importantes para um bom desempenho e aproveitamento do tempo.
1) Defina um horário
Para ser produtivo em casa é necessário estabelecer uma rotina de trabalho com horários bem definidos. Seria muito bom tentar repetir o mesmo expediente realizado na empresa, incluindo as pausas para o almoço e eventuais momentos de relaxamento.
2) Escolha o local certo
Com horário definido, escolha um local confortável e bem iluminado para trabalhar. Locais com iluminação natural ajudam inclusive a economizar energia elétrica.
3) Faça uma limpeza geral no computador
Faça uma manutenção geral no sistema do computador para deixá-lo pronto para trabalhar.
4) Desligue ou silencie as notificações
Notificações podem ser uma grande fonte de distração ao fazer home office. É importante desligar tudo o que não for relacionado ao trabalho, no celular e no computador.
5) Não misture trabalho e pessoal
Misturar assuntos pessoais com profissionais pode prejudicar o rendimento no trabalho remoto. É importante separar atividades no próprio computador: durante o horário de expediente em casa, não abra programas que não sejam para o trabalho e evite acessar redes sociais.
6) Crie uma playlist para focar
Playlists musicais podem ajudar alguns usuários a se concentrarem melhor, sobretudo em ambientes barulhentos.