Ergonomia

Home / Servicos / Ergonomia

DBS/DAMBROS é uma empresa que atua na área de Segurança e Medicina do Trabalho. Elaboramos, implantamos e administramos a documentação legal para a prevenção de multas e passivos trabalhistas com o objetivo de garantir melhores condições de trabalho em sua empresa.

“Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano”. Definição de ergonomia da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO)

Todos os documentos que envolvem a ergonomia sempre estão focados nos ambientes de trabalho e ou nas condições de trabalho, a AET Analise Ergonômica do trabalho muito diferente do Laudo Ergonômico estabelecido pela NR-17 visa o reconhecimento das atividades de trabalho e conforto. Este documento deve ser sempre realizado por um profissional devidamente habilitado que possua conhecimentos inicialmente nas condições de trabalho e seus riscos.

Embora a LER/DORT não seja mais um elemento prioritário na AET, muitos profissionais estão usando a ergonomia como analise de cadeiras, que em muitos casos é uma forma errada de avaliar os postos de trabalho. O levantamento de peso e um dos grandes fatores de injuria da coluna lombar e geralmente esquecido nas análises dos postos de trabalho que no futuro geram passivos irreversíveis.

Avaliação Ergonômica de Trabalho Home Office

Teletrabalho

As empresas por conta dos riscos da Pandemia vêm sofrendo mudanças e dentre elas está o Teletrabalho ou Trabalho em home office. A DBS/DAMBROS possui uma equipe para atender essa demanda e possibilita o levantamento dos riscos com uso de formulários e avaliação de especialistas focados já no novo PGR e GRO.

NR 17 no seu item 17.1.2. Ressalta que para “avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido na própria Norma Regulamentadora. ”

Cadeiras

A cadeira deve ser escolhida de maneira que acompanhe e apoie a coluna. Utilize uma cadeira que seja possível ajustar a altura para que seus pés repousem no chão ou em um apoio para que os pés e suas coxas fiquem paralelas ao chão. O sofá não se enquadra na NR17, embora tenha a sensação de mais confortável, ele vai deixar a sua coluna torta ocasionando danos. Sempre procure um ergonomista para avaliar os postos de trabalho.

Apoios de Braços

Ajuste a cadeira para que com o uso dos computadores os apoios de braços para que seus braços repousem sobre eles com os ombros relaxados.

Mesa

Ajuste a cadeira de maneira que a cadeira possa entrar embaixo dela. Se não for possível adapte com um suporte no pé da mesa, desde que a mantenha estável. Use o apoio para os pés somente para apoiar e descansar os pés, conforme a sua necessidade de conforto ergonômico. Lembre-se que o local deve buscar atender os requisitos descritos pela NR 17.

Objetos

Todos os objetos de uso devem estar próximos de maneira que o braço possa alcançar sem a necessidade de mover a cadeira e o corpo.

Teclado e Mouse

Coloque o mouse ao seu alcance e na mesma superfície do teclado. Ao digitar ou usar o mouse, mantenha os punhos retos, a parte superior do braço próxima ao corpo e as mãos no nível ou ligeiramente abaixo do nível dos cotovelos. Use atalhos de teclado para reduzir o uso estendido do mouse. Se possível, ajuste a sensibilidade do mouse para poder usar um leve toque para operá-lo. Alterne a mão que você usa para operar o mouse movendo o mouse para o outro lado do teclado.

Monitor

Coloque o monitor diretamente à sua frente, a cerca de um braço de distância. A parte superior da tela deve estar no nível dos olhos ou um pouco abaixo do nível dos olhos. O monitor deve estar diretamente atrás do teclado. Se você usar óculos bifocais, abaixe o monitor entre 1 e 2 para uma visualização mais confortável. Coloque o monitor de forma que a fonte de luz mais brilhante fique ao lado. Se tiver cortinas mantenha de maneira que não faça ofuscamento e reflexo no monitor.

Neste contexto também recomendamos estabelecer ações que corrijam posturas inadequadas e recomendações para o controle dos ruídos, temperatura e iluminância. Desenvolva e incentive um programa de ginástica laboral e o hábito de pausas, isto é, ações que podem prevenir o LER / DORT.

Apresente para o colaborador informações, como cartilhas e imagens que possibilite ajustar os postos de trabalho com as condições antropométricas. Todas as tecnologias para o controle dos exames médicos e periódicos, dentre eles os exames clínicos com base no PCMSO e os controle de treinamentos.  A informação é a melhor maneira de fazer gestão do colaborador.

Existem várias tecnologias para o controle, comunicação e o monitoramento dos requisitos da ergonomia que devem ser adotados e seguidos pelos colaboradores no modelo Home Office. A tecnologia oferece funcionalidades para os profissionais da SST para avaliar os itens da NR 17, o Controle de Exames Periódicos, Treinamentos e Inspeções Visuais, garantindo ações preventivas para a saúde e segurança dos trabalhadores no teletrabalho. A DBS possui especialistas para que possa avaliar e controlar os locais de trabalho e atender a NR17.

Deve o empregador ou contratante comprovar 

a) Evidências fotográficas das condições do posto de trabalho; 

b) Questionários dos postos de trabalho e atividade realizada;

c) Demanda de trabalho;

d) Fatores de riscos do local de trabalho (PGR);

e) Evidências as condições de trabalho (Cadeira, PC, Mouse);

f) Treinamentos;

g) Laudo técnico Ergonômico.

A validade da inspeção de trabalho deverá ser anual exceto:

a) Mudança das condições de trabalho;

b) Troca de maquinas ou equipamentos;

c) Mudanças de endereço do posto de trabalho;

d) Novos fatores de riscos.

 

Saiba mais em nosso Blog ou acesse o link para obter o nosso material de análise para teleatendimento

https://dbs.com.br/documentos/209 

 

Os treinamentos de posturas adequadas e de movimentação de carga são um dos trabalhos realizados pela DBS/DAMBROS que sempre visam a prevenção das doenças e acidentes do trabalho.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO!