Como reduzir os acidentes de trabalho?

Home / Blog / Como reduzir os acidentes de trabalho?
Como reduzir os acidentes de trabalho?
  • PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional): os principais benefícios alcançados com a implantação do programa é a prevenção da saúde do colaborador, antecipando possíveis problemas de saúde que possam ser acarretados por conta do trabalho. É um programa que monitora a saúde a partir de exames ocupacionais, como, por exemplo, o admissional, mudança de função, exame demissional e exames periódicos.
  • Análise de Riscos de Agentes Causadores de Acidentes de Trabalho: é fundamental que a área de SST identifique e avalie a presença dos grupos de agentes causadores mais frequentemente citados em notificações de acidentes de trabalho no Brasil, conforme dados disponibilizados pelo Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho. 
  • Avaliação de Riscos Ocupacionais: o objetivo é preservar a saúde dos trabalhadores, reconhecendo, avaliando e consequentemente controlando os riscos ambientais que possam existir no ambiente de trabalho. Acidentes de trabalho são resolvidos com antecipação de riscos, monitoramento de risco e estabelecimento de prioridades, por exemplo.
  • PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos): a principal função é propor medidas e avaliar ações para prevenir acidentes de trabalho que possam colocar a vida de uma pessoa em risco. Entre os itens necessários que devem constar no PGR da empresa são as proteções respiratórias, deficiências de oxigênio, possíveis riscos decorrentes de trabalhos em altura, energia elétrica, máquinas, etc.
  • Proteção do Corpo do Trabalhador:  é necessário desenvolver um programa de treinamento efetivo do trabalhador que garanta o aprendizado e a conscientização de eliminar atos ou situações inseguras, o uso adequado de EPI’s e o processo de entrega e controle de EPI’s. Práticas para prevenir acidentes de trabalho, principalmente, protegendo a parte do corpo mais frequentemente atingida.
  • AET (Análise Ergonômica do Trabalho): a análise permite medir e avaliar a adaptação da condição de trabalho psicofisiológica dos trabalhadores, definindo procedimentos operacionais que ajudam a reduzir os acidentes de trabalho. Essas avaliações envolvem equipamentos, levantamento de informações, transporte de materiais e organização de trabalho, entre outros aspectos.
  • Uso de Tecnologias na Segurança e Saúde do Trabalho: a tecnologia é sempre um elemento que pode melhorar as condições de trabalho como, por exemplo, processos automatizados para realizar auditorias de Segurança e Saúde do Trabalho, controle de treinamentos, avaliação de riscos ocupacionais, controle e entrega de EPI’s usando biometria, entre outros.

Para finalizar fique atento ao ambiente de trabalho por que está passando por mudanças profundas, principalmente, existe um efeito transformador das novas tecnologias de informação e comunicação para a área de SST. Portanto, essas mudanças trarão novos desafios e oportunidades para a segurança e saúde dos trabalhadores no mundo. O objetivo é sempre contribuir com práticas para reduzir os acidentes de trabalho.

FONTE: https://onsafety.com.br/

 

Fale com a DBS!
Unidade SP

Unidade SC