SIPAT: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER E COMO PROMOVÊ-LA

Home / Blog / SIPAT: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER E COMO PROMOVÊ-LA
SIPAT: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER E COMO PROMOVÊ-LA

 

 

SIPAT ou Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é um evento que contribui ativamente para a redução de acidentes de trabalho nas empresas. Essa é uma atribuição obrigatória da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), prevista em lei, de acordo com a NR-5 e a Portaria nº 3.214.

A importância da SIPAT é evidente: quem trabalha em uma empresa cuidando da saúde dos trabalhadores ou com a gestão de pessoas sabe bem como são grandes as chances de desenvolvimento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

Isso porque os colaboradores estão sujeitos a estresse, a cansaço e a insatisfações pessoais e profissionais.

 

O objetivo da SIPAT

Essa exposição a situações adversas, bem como a falta de ergonomia no local de trabalho e de investimentos em bem-estar, pode, inclusive, ser um fator que explica o alto índice de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no ambiente corporativo. E é justamente para minimizar esses riscos que a Norma Regulamentadora número 5 (NR-5) exige que as corporações promovam, anualmente, a SIPAT.

O que é SIPAT de acordo com a NR 5?

A SIPAT é uma das atribuições obrigatórias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), também exigida pela NR-5. Segundo a norma:

devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.

E essa comissão deverá ser composta por representantes do empregador e dos empregados, tendo como objetivo:

a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A importância da SIPAT

Infelizmente, a ocorrência de acidentes de trabalho é mesmo muito alta no Brasil. Segundo o ranking mundial da Organização Internacional de Trabalho (OIT), nosso país é o 4º com mais óbitos por acidentes de trabalho em todo o mundo!

Podemos constatar a gravidade dessa situação analisando também os dados da Previdência Social. Segundo suas estatísticas, entre 2007 e 2013, ocorreram 5 milhões de acidentes de trabalho, dos quais 45% resultaram em mortes, invalidez ou afastamento permanente ou temporário dos postos de trabalho.

Além disso, os gastos provenientes de acidentes de trabalho são muito altos. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagou um total de R$ 58 bilhões com indenizações aos acidentados no mesmo período (2007 a 2013).

Diante de tudo isso, a SIPAT é uma exigência legal, mas também uma excelente estratégia para promover uma maior eficácia na execução de tarefas e diminuir os riscos e os casos de afastamento, proporcionando, assim, um maior bem-estar para os colaboradores — e, é claro, para a empresa.

Para isso, oferecer a Ginástica Laboral é uma boa estratégia.

 

O que oferecer em uma SIPAT?

Antes de pensar em quais atividades e temas devem ser trabalhados, é preciso estudar os maiores riscos de saúde e de acidentes aos quais os trabalhadores estão expostos.

Primeiro passo: planejamento de estratégia

Essa é uma das tarefas que podem ser executadas em conjunto com a CIPA, ou seja, envolvendo os próprios trabalhadores nesse levantamento.

Posteriormente, conhecendo o perfil da equipe, veja quais são as melhores maneiras de se promover a conscientização. Procure as estratégias que, efetivamente, levarão o trabalhador à reflexão e à mudança de hábitos, gerando uma prevenção efetiva. Apenas munido dessas informações é que será possível selecionar as atividades de forma certeira.

Palestras

Palestras, por exemplo, são essenciais — mas, além de informativas, elas precisam ser atrativas. Nesse sentido, vídeos, infográficos e momentos de interação são excelentes estratégias para conquistar a atenção e a aceitação dos colaboradores.

Algumas empresas realizam dinâmicas de grupo, gincanas e teatros empresariais.

Circuito Saúde

Nessa ação, são mensurados diversos indicadores de saúde dos colaboradores, como gordura corporal, glicemia, pressão arterial, peso, altura, índice de massa corporal (IMC), entre outros.

Essas são estratégias bem inteligentes, sem dúvidas, uma vez que são ações motivadoras e divertidas e que aumentam o envolvimento do trabalhador. De toda forma, a SIPAT pode abordar diversos temas, de acordo com as necessidades e especificidades de cada empresa.

E, apesar de ser um evento de prevenção de acidentes de trabalho, muitas empresas aproveitam o momento para debater também assuntos relacionados ao bem-estar corporativo e à saúde ocupacional.

Os resultados da SIPAT

Tudo o que os trabalhadores aprendem deve ser colocado em prática no seu cotidiano. Só assim, essa semana de educação e conscientização dos colaboradores pode melhorar, efetivamente, o dia a dia da sua empresa.

Desse modo, o trabalhador se sente cuidado e querido e empenha-se mais para executar bem suas tarefas, focado e sem riscos.

A conscientização postural, por exemplo, costuma ser um grande ganho. Afinal, o trabalhador aprende essas e outras noções de ergonomia e passa a aplicá-las na sua rotina.

Enfim, vale ressaltar que, a partir de uma SIPAt efetiva, o colaborador desempenha sua função com mais consciência dos riscos e dos agravos à saúde aos quais está sujeito.

 FONTE: https://beecorp.com.br/