Higiene Ocupacional: qual o seu papel no ambiente de trabalho?

Home / Blog / Higiene Ocupacional: qual o seu papel no ambiente de trabalho?
Higiene Ocupacional: qual o seu papel no ambiente de trabalho?

O que é Higiene Ocupacional?

Também conhecida como higiene do trabalho, a Higiene Ocupacional é uma forma de auxiliar na prevenção de acidentes de trabalho, focada principalmente na promoção de bem-estar e qualidade de vida para os funcionários.

Além disso, a higiene ocupacional promove a flexibilização de tarefas dentro da empresa, visando evitar o aparecimento de doenças relacionadas às funções exercidas no decorrer da jornada de trabalho.

Dessa forma, esse programa tem como principal objetivo o reconhecimento e controle de riscos que existem ou possam existir no ambiente de trabalho.

Em quais áreas a Higiene Ocupacional atua?

Durante o processo de higiene ocupacional, diversas áreas da empresa podem ser atingidas por essas mudanças, tais como:

  • Contaminantes: Os poluentes do trabalho, quando reduzidos ou eliminados, previnem doenças e promovem um ambiente mais limpo e saudável aos colaboradores;
  • Estrutural: Tem o principal papel de avaliar quais são os riscos do ambiente de trabalho em questão, assim como as melhores soluções que podem ser tomadas para solucionar esses problemas.
  • Bioestatística: É uma forma de promover o estudo estatístico sobre os casos de enfermidade no trabalho, assim como o uso de produtos químicos nocivos à saúde. Dessa forma, o empregador consegue ampliar sua visão sobre quais os principais problemas a serem resolvidos.
  • Medicina: é influenciada principalmente pela diminuição de doenças causadas pela higiene ocupacional realizada no local de trabalho. Além disso, essa área trabalha nos possíveis agravantes para a saúde do trabalhador, tendo como papel eliminar esses riscos.
  • Epidemiologia: trata principalmente do aparecimento e disseminação de doenças no ambiente de trabalho, assim como o estudo de meios que possam evitar essa ocorrência.

Como implementar e quais as etapas de um Programa de Higiene do Trabalho

Antecipar os riscos

Essa etapa é baseada no estudo completo da empresa e de todos os riscos que ela pode oferecer aos funcionários.

Dessa forma, será possível prever os riscos e tomar as devidas medidas para a solução do problema.

Reconhecer os riscos

Para reconhecer os riscos que nossa empresa causa aos colaboradores, é preciso realizar uma avaliação quantitativa que se baseie na identificação dos agentes biológicos, físicos e químicos que existem no ambiente de trabalho.

Ao executar esse reconhecimento, deve ser feito um estudo a partir das matérias, serviços e produtos de cada seção da empresa, buscando sempre conter qualquer tipo de problema que cause ou possa causar futuramente à saúde e integridade dos funcionários.

Avaliar os riscos

Esse é o momento em que é preciso avaliar os riscos da empresa e qual é a forma de exposição dos funcionários a eles.

Para auxílio, o uso de máquinas para medir a taxa de químicos e poluentes, por exemplo, é bastante recomendado.

Controlar os riscos

Agora que há a completa ciência dos níveis de exposição dos funcionários aos agentes de risco, precisamos controlar toda a situação, com medidas para a contenção de eventuais problemas.

Nessa etapa, é muito importante a atuação de um profissional de Segurança do Trabalho, responsável por eliminar todos os riscos presentes no ambiente.
FONTE: https://safetytrab.com.br/

 

Dúvidas? A DBS é referência em saúde e segurança do trabalho e pode ajudar você. 

  CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO!